28 de mar. de 2012

Avenida Brasil

Foto: Reprodução
Não sou noveleira, jamais deixo de outros afazeres pra sentar e assistir um capítulo inteiro. Prefiro ler um bom livro, brincar com meu filho , ler historinhas, etc. Mas , dou aquela espiadela básica, em Fina Estampa não cheguei a conhecer todos os personagens.

Bom, vamos ao que interessa. Estou chocada com o segundo capítulo de Avenida Brasil, meu Deus, que cenas bem agressivas, violentas, envolvendo uma criança. Poxa, como mãe fiquei indignada. Sei que infelizmente não é só na novela, a vida real tá cheia de pessoas assim , sem escrúpulos. Me pergunto, quantas crianças tiveram pesadelos depois de assistirem aquela barbárie .Não sei como foi o final do capítulo desliguei a TV antes.

O ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente ) assegura : é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor, bem como toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

Destaca também que, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Novela é ficção e eu sei disso. As leis são para a vida real mas, até que ponto somos obrigados a conviver com cenas aterrorizantes.  E as crianças que estão atuando, não existe lei que as protejam? Vamos permitir que nossos filhos assistam? As cenas vão ao ar  em horário que a maioria das crianças estão ainda na sala. Prefiro desligar a TV ,assim protejo o meu filho.

Será que não está na hora do autor rever seus conceitos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário