25 de mai. de 2012

Com 51% da meta em CG, vacinação contra gripe vai até dia 1º

Por determinação do Ministério da Saúde foi prorrogada por mais uma semana, até o dia 1º de junho, a campanha de vacinação contra gripe. Até ontem 61.115 doses tinham sido aplicadas,o que corresponde a um índice de cobertura vacinal de 51,71%. A meta é a imunização de 118.191 pessoas, ainda faltam comparecer aos postos 57.076 dos grupos prioitários: crianças de mais de seis meses e menos de dois anos; trabalhadores em saúde; indígenas e idosos.

Segundo os profissionais da área de saúde, é necessário promover a vacinação nesta época do ano, porque é um período em que a estiagem torna a umidade do ar baixa e, assim, com o ar seco, faz com que a pessoa fique com baixa defesa do organismo e sejam contaminadas com mais facilidade. A vacina na verdade não impede que a pessoa pegue a gripe. Mas ela certamente elimina a possibilidade de suas complicações, como a pneumonia, que se não tratada pode levar até a morte.

A imunização, de acordo com os profissionais de saúde, não tem contra-indicações. As exceções são para as pessoas que têm alergia a ovo ou alguma doença auto-imune. A vacina é trivalente, ou seja, além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus “influenza” – A (H3N2) e B.
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário