5 de set. de 2012

Linha Farroupilha

Em Piratini, no sul do Estado, é comum vestir pilcha todo dia e usar cavalo como meio de transporte. Mas, a partir de hoje, o cenário real se transforma em atração turística. A Linha Farroupilha, um caminho de 880 metros guiado por placas de bronze que conta a história do período mais revolucionário do Estado, será inaugurada à tarde.

As casas do general Bento Gonçalves e de Giuseppe Garibaldi são atrações no Centro Histórico da cidade. Ao todo, são 25 prédios conservados e tombados como patrimônio histórico. Os cenários garantem ao visitante da Linha Farroupilha uma espécie de city tour de concreto, com setas presas ao calçamento indicando o caminho a ser seguido pelo turista.

Produtora cultural e responsável pela iniciativa, Beatriz Araújo explica que a sinalização turística tem padrão internacional e levou um ano e meio para ficar pronta. Motivado pela restauração do Museu Histórico Farroupilha, o projeto ainda incluiu cursos de qualificação para rede hoteleira e gastronômica.

Moradores e comerciantes do Centro Histórico receberam livros que contam a história dos prédios. Nas escolas, serão entregues cartilhas sobre educação patrimonial. Tudo para difundir a cultura gaúcha e, claro, preparar a população de quase 20 mil habitantes para receber e orientar os turistas.

Encontro com Bento Gonçalves

O caminho guiado por placas de bronze reserva surpresas nos 880 metros de percurso. Na fachada de cada um dos 25 prédios, há informações sobre a data de construção e o que funcionou no local na época da Revolução Farroupilha.

Os visitantes podem optar pelo acompanhamento de um guia e pelo city tour encenado. As apresentações duram cerca de duas horas e são feitas por artistas amadores da cidade. Eles dão vida a personagens como Bento Gonçalves.

As visitas com encenação e o acompanhamento de guias devem ver agendados pelo telefone (53) 3257-3278. A partir de hoje, mais informações estarão no site: www.turismopiratini.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário