Foto: Ana Paula Ávila |
O objetivo foi qualificar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) através dos seus atores envolvidos na perspectiva da implantação da Lei nº 11.947/2009 e da Resolução CD/FNDE nº 38/2009, com relação à compra e venda de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar dos municípios do Rio Grande do Sul. O total de recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mínimo 30 %, devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Rural Familiar ou de suas organizações.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Bernadete Moura Paz esse processo deve ser pensado em uma cadeia, pois envolve desde o produtor até o aluno na escola passando por várias áreas desse seguimento. “A alimentação escolar é um viés da educação e temos que pensar na alimentação como um qualificador da aprendizagem”, salienta e acrescenta que para que isso aconteça é necessário que os produtores, as cooperativas e associações se engajem nesse processo.
Para a nutricionista, Pauline Pacheco do CECANE este encontro serviu com um dispositivo para despertar as potencialidades do Município. “Como equipe esperamos que esse debate se mantenha, pois esta e uma forma de valorizar a produção local”, destaca afirmando que dessa forma os alunos terão uma alimentação com produtos frescos, saudáveis, diversificados e cultivados na sua própria região.
Um novo encontro deve acontecer durante a Feovelha de 2011.
Fonte: AI da Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário