28 de jun. de 2012

Sacolas plásticas mais resistentes

Foto: Reprodução
O governador Tarso Genro deve assinar na próxima segunda-feira o decreto de regulamentação da Lei 13.272/09, que disciplina o uso de sacolas plásticas nos supermercados de todo o Estado.

A ideia é oferecer ao consumidor um material mais resistente, visando evitar a sobreposição de sacolas no transporte dos volumes mais pesados e reduzir o impacto ambiental.

Conforme o texto, fica proibido o uso de embalagens que estejam fora das especificações estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A espessura mínima das sacolas será de 0,027 milímetros e a capacidade de carga deve estar especificada em cada uma delas.

As empresas terão prazo de 180 dias para se adaptar às novas regras. A medida é válida para supermercados e casas de comércio com mais de quatro caixas registradoras. O descumprimento poderá resultar em sanções administrativas.

Atualmente, os supermercados oferecem a seus clientes sacolas retornáveis. Elas podem ser lavadas e suportam até 10 quilos de peso, além de causarem menos danos ao meio ambiente quando descartadas. No entanto, as sacolas plásticas são as mais procuradas.Além de serem de graça, elas têm finalidades domésticas, servindo como lixo e embrulho.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário