A estiagem no município de Pinheiro Machado está causando vários prejuízos tanto nos setores da pecuária quanto na agricultura da região.
Preocupado com a situação dos produtores rurais o Governo Municipal, através da coordenação da Defesa Civil do Município, deve decretar, nos próximos dias, estado de emergência. Já foi encaminhado à Companhia de Pesquisa de Recursos Naturais um documento solicitando os dados pluviométricos da região de Pinheiro Machado a partir dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010.
A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente está realizando um levantamento de dados no Município, indo há várias propriedades rurais para constatar e registrar as consequências da estiagem que já apontam prejuízos na colheita de hortigranjeiros e na bacia leiteira.
O Prefeito Municipal Luiz Fernando Leivas afirma que o Município vem mantendo o monitoramento às propriedades atingidas desde novembro de 2009. " Realizamos reuniões com as associações rurais e com diversas entidades para acompanhar a estiagem e seus efeitos", declara o prefeito e informa que foi realizada uma reunião extraordinária neste dia 05, pelo Conselho de Desenvolvimento Regional (CONDER). Na atividade os representantes da entidade foram unânimes em aprovar, em ata, o processo de abertura do decreto do Município em relação a estiagem. “Durante este ano aprofundamos o programa que tem a meta de beneficiar 200 unidades com a abertura de micro-açudes em pequenas e médias propriedades, totalmente realizadas com recursos próprios. Esta tem sido uma forma de garantir o abastecimento nas propriedades", pontua.
O Governo Municipal se antecipou ao problema e está permanentemente ao lado do produtor para buscar soluções conjuntas. “Acreditamos que se não haver uma grande precipitação de chuvas nos próximos dias, não haverá outro caminho a não ser decretar situação de emergência.
Texto e fotos: Mari Stela Amaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário