24 de jan. de 2011

Intoxicação Alimentar

No verão, alguns cuidados precisam ser mais rigorosos, ainda mais quando se trata de alimentação, a boa higiene antes, durante e depois da preparação dos alimentos pode reduzir as chances de intoxicação alimentar.

Foto: Reprodução
"Deve ter sido alguma coisa que comi!" Quantas vezes as pessoas dizem esta frase quando apresentam náuseas, vómitos, cólicas ou diarreia? De fato, estes podem ser os sintomas de intoxicação alimentar causados por ingestão de alimentos contaminados.

A intoxicação alimentar é uma infecção causada ao consumir alimento contaminado com bactéria patogênica, toxinas, vírus, príons ou parasitas. Geralmente decorre do modo inapropriado de manusear, preparar ou estocar comida. Também pode ser causada ao adicionar pesticidas ou medicamentos ao alimento, ou ao acidentalmente consumir substâncias naturalmente venenosas como alguns cogumelos e peixes.

A intoxicação alimentar, embora comum, pode ser prevenida facilmente seguindo as normas de higiene.

Normalmente, a intoxicação alimentar melhora dentro de um ou dois dias. Porém, em alguns casos, a intoxicação alimentar é bastante perigosa.

Fique atento a alguns cuidados:
- lave as mãos repetidas vezes,
- proteja os alimentos de insetos roedores e outros animais,
- use água potável ou fervida e, principalmente,
- tenha cuidado com o estabelecimento escolhido para realizar suas refeições.
 - Na utilização do forno de microondas as normas gerais e o tempo de aquecimento recomendado devem ser rigorosamente cumpridos para evitar que um aquecimento demasiado, rápido e desigual dos alimentos permita a proliferação bacteriana.Se você pretende guardar as sobras de comida para consumo posterior, lave bem as mãos antes de manuseá-las. Armazene as sobras em recipientes limpos.
Foto: Reprodução
- Para que as sobras sejam resfriadas mais rapidamente, procure usar vasilhames rasos.
- Se as sobras estão há muito tempo armazenados, não hesite! Jogue-os fora sem piedade!
- Quando for reaquecer as sobras, o ideal é que os alimentos atinjam temperatura superiores a 75 graus. No caso de sopas e ensopados, aqueça-os até ferver.
- Em caso de dúvida, jogue fora. Não os leve à boca.

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário