Foto: Mari Stela Amaro |
começaram a receber a primeira etapa do trigo destinado para a
alimentação animal, proveniente de doação da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo levantamento da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente do município, as perdas na pecuária são significativas devido à falta de pastagem, onde a bacia leiteira apresenta uma redução de 50% na sua produção, e no gado de corte o déficit chega a 35%.
A doação que beneficia aproximadamente 150 produtores rurais dos
assentamentos e localidades do São João Batista, Alto Bonito, Restinga e Passo dos Pires cadastrados pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, está sendo realizada diretamente no silos municipal.
Conforme o secretário da Agropecuária, Adelino Luiz dos Santos, no período do decreto realizado pelo município, um mapeamento apontou estas como às localidades mais afetadas pela estiagem.
A carga tem por finalidade a alimentação animal, pois a diminuição das pastagens acarretou perdas na produção de leite e carne bovina. “Hoje encontramos uma situação muito diferente, onde a estiagem está generalizada por todas as localidades no inteiror. Com a situação crítica que estamos vivendo, este trigo chega para amenizar a situação”, explica.
A quantidade de produto destinada para cada família é contabilizado pelo número de animais de corte e de leite existentes em cada localidade. Do total das 269 toneladas de trigo destinadas para o município, 180 toneladas já foram entregue pela Defesa Civil. De acordo com Santos, o restante do produto está sendo aguardado para os próximos dias.
Fonte: AI da Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário