18 de abr. de 2011

Programa de Capacitação Federal

Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Educação de Pinheiro Machado iniciou no mês de abril, o Programa de Pro Letramento – Alfabetização e Linguagem para a formação continuada de professores dos anos série iniciais do ensino fundamental.

O trabalho contará com uma capacitação de 240 horas, para os professores de língua portuguesa da 1ª, 2ª e 3ª série e coordenadoras das séries iniciais da Zona Urbana, e de professores de matemática da Zona Rural.

Inicialmente, o trabalho está sendo realizado com as atividades da área de alfabetização e linguagem. De acordo com a Secretária de Cultura, Bernadete Paz, o objetivo é oferecer, aos educadores, ferramentas de qualificação da aprendizagem em alfabetização e linguagem e em matemática dos alunos dos anos iniciais
do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Em Pinheiro Machado, a secretaria buscava a inclusão no projeto desde 2009, onde a oportunidade no ano de 2011, segundo Bernadete chega em um momento apropriado coma efetivação de novos servidores ao quadro, o que, segundo ela qualifica o trabalho e o grupo de profissionais.

O curso é realizado na modalidade semi-presencial, sendo 84 horas de atividades presenciais, de um total de 120 horas por grupo. “Nos últimos anos houve uma melhora considerada dentro das séries inicias, e com esta capacitação queremos manter e ampliar estes resultados”, comenta.

O projeto é realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ministério da Educação, Unisinos que, através do Núcleo de Formação Continuada de Profissionais da Educação vai
assessorar a área de Matemática, e a Universidade Federal de Santa Maria que, através do Centro de Estudos em Educação e Linguagem, vai assessorar a área de Alfabetização e Linguagem.

A tutora da área de Alfabetização e Linguagem é professora Regina Codevilla, e a tutora da área de Matemática é Regina Duarte.

Fonte: AI da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário