Aconteceu dia 15 de abril, no Plenário da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, uma reunião do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC). O evento contou com a presença de líderes das Associações Comunitárias do município, Jaíba, Carro Quebrado, Aberta do Cerro, Restinga, Alto Bonito e representantes da Associação do Barrocão no município de Piratini,bem como autoridades ligadas ao tema , entre elas, o deputado Afonso Hamm.
A reunião foi coordenada pelo Presidente do STR, Mateus Garcia, e pelo pesquisador da Embrapa, Dr. Marcos Borba, tendo como pauta a organização da produção da cadeia da ovinicultura no âmbito do Alto Camaquã.
Recentemente, no município de Piratini, foi criada a Rede de Produtores e Empreendedores do Alto Camaquã (REAC), onde seis associações de Pinheiro Machado assinaram o termo de compromisso. Na ocasião, o presidente do STR, Mateus Garcia, apresentou proposta para que a REAC organizasse a produção da cadeia da ovinocultura, a qual foi aprovada.
A meta é de que a partir da safra de dezembro deste ano, sejam comercializados cerca de 2 mil cordeiros, produção que deve ser aumentada para 3 mil na safra do ano seguinte, e assim sucessivamente, até que seja atingida a marca de 5 mil a 6 mil cordeiros nos próximos anos, comercializados através da REAC.
Atingindo esta demanda será necessária a construção de um abatedouro regional ou o firmamento de uma parceria com um abatedouro já instalado na região para atender a demanda do projeto.
O deputado elogiou a iniciativa e colocou seu gabinete como parceiro do projeto. "Não mediremos esforços para conseguir recursos para o projeto. Buscaremos uma emenda parlamentar para trazer estes recursos, tendo as prefeituras dos municípios que aderirem a iniciativa como parceiras", disse o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário