19 de abr. de 2011

Sindicato dos Trabalhores Rurais e lideranças do Alto Camaquã promovem encontro na Câmara de Vereadores

Aconteceu dia 15 de abril, no Plenário da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, uma reunião do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC). O evento contou com a presença de líderes das Associações Comunitárias do município, Jaíba, Carro Quebrado, Aberta do Cerro, Restinga, Alto Bonito e representantes da Associação do Barrocão no município de Piratini,bem como autoridades ligadas ao tema , entre elas, o deputado Afonso Hamm.

A reunião foi coordenada pelo Presidente do STR, Mateus Garcia, e pelo pesquisador da Embrapa, Dr. Marcos Borba, tendo como pauta a organização da produção da cadeia da ovinicultura no âmbito do Alto Camaquã.

Recentemente, no município de Piratini, foi criada a Rede de Produtores e Empreendedores do Alto Camaquã (REAC), onde seis associações de Pinheiro Machado assinaram o termo de compromisso. Na ocasião, o presidente do STR, Mateus Garcia, apresentou proposta para que a REAC organizasse a produção da cadeia da ovinocultura, a qual foi aprovada.

A meta é de que a partir da safra de dezembro deste ano, sejam comercializados cerca de 2 mil cordeiros, produção que deve ser aumentada para 3 mil na safra do ano seguinte, e assim sucessivamente, até que seja atingida a marca de 5 mil a 6 mil cordeiros nos próximos anos, comercializados através da REAC.

Atingindo esta demanda será necessária a construção de um abatedouro regional ou o firmamento de uma parceria com um abatedouro já instalado na região para atender a demanda do projeto.

 O projeto foi apresentado ao deputado Hamm solicitando recursos financeiros para a ADAC investir na organização da produção de ovinos e também na estratégia de mercado, com uso da marca Alto Camaquã.

O deputado elogiou a iniciativa e colocou seu gabinete como parceiro do projeto. "Não mediremos esforços para conseguir recursos para o projeto. Buscaremos uma emenda parlamentar para trazer estes recursos, tendo as prefeituras dos municípios que aderirem a iniciativa como parceiras", disse o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário