3 de mai. de 2011

Abracces Capoeira realiza 1º batizado e troca de graduação em Pinheiro Machado

Dentro das comemorações dos 133 anos de Pinheiro Machado, a Abracces Capoeira  realizou na tarde deste sábado 30/04, no Teatro Ludovico Pórzio, a 1ª edição do Batismo e Troca de Graduação de Capoeira. Cerca de 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram do evento, que teve a presença do prefeito municipal Luiz Fernando Leivas, da secretária de Educação, Cultura e Desporto Bernadete Paz e do presidente da Câmara de Vereadores Jackson Cabral.

A cerimônia oficial de abertura contou com o acompanhamento do hino nacional com berimbaus, além de homenagens ao prefeito Leivas, secretária de educação e o presidente da câmara de vereadores pelo apoio dado ao trabalho que esta sendo realizado junto ao município. Segundo o instrutor do grupo Agamenon Vieira, o mestre Aga, a Abracces Capoeira hoje atua em duas cidades na Espanha, além de Pinheiro Machado, Pedras Altas e Pelotas, onde possui mais de 400 alunos, das mais variadas idades.

Os mais de 35 capoeiristas que participaram da troca de graduação e do batizmo fizeram a tradicional roda de capoeira, algumas apresentações e brincadeiras apresentando a modalidade para o público. “O trabalho com capoeira já está se tornando uma tradição no nosso município e vem crescendo a cada dia. A modalidade vem conseguindo resultados importantes nos grupos em que é inserido”, explicou Aga.

Segundo o mestre, quando uma pessoa passa a praticar capoeira, ela necessita ser batizada, que é uma apresentação do novo capoeirista aos demais. Neste momento, a pessoa recebe o seu primeiro cordão. “Já a graduação, é a troca de cordão, como se fosse uma mudança de nível”, explicou.  Os alunos fazem parte do programa Segundo Tempo ou de aulas particulares ministrada pelo mestre Aga.

Fonte: AI da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário