19 de mai. de 2011

A importância da leitura na vida dos pequenos

Foto:Reprodução
Como mãe sempre me preocupo em incentivar meu filho a tomar gosto pelos livros.Vivemos numa sociedade virtual onde o hábito da leitura é escasso.

Recentemente, uma pesquisa realizada no Canadá, destaca a importância de criar hábitos de leitura na criança. É fundamental no desenvolvimento do vocabulário, da fala e linguagem e do aprendizado. A leitura , segundo o estudo, pode beneficiar o bebês desde os primeiros dias de vida. Crianças prematuras que ficam na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por longo período apresentam estímulos ouvindo a voz dos pais durante a leitura. De acordo com os pesquisadores os bebês ficam mais tranquilo e melhora o desenvolvimento cerebral o que possibilita um menor tempo de internação.

Ler um livro para a criança é diferente da linguagem do dia a dia, pois usamos tons e ritmos diferentes. A linguagem usada nos livros geralmente é mais rica, favorecendo vocabulário e leitura e escrita das crianças. Uma simples imagem colorida ou um conto qualquer podem explorar um imenso universo ainda inabitado na cabeça da criança.

Busque livros de acordo com a faixa etária dela. Evite queimar etapas, oferecendo livros para crianças de 7 anos a uma criança de 3 anos. Um bom livro não necessariamente precisa ter textos. Procure um tema que seu filho adore e deixe o pequeno viajar enquanto folheia o livro.

Fonte: Internet

3 comentários:

  1. Felizmente ainda existe mães que se preocupam com a educação dos filhos. A maioria prefere q as crianças estejam coladas na tv ou computador 24 hs. Assim não encomodam.
    Lúcia mãe da Gabriela e do Vitor

    ResponderExcluir
  2. Ainda lenmbro das histórias que minha lia pra eu dormir. Faz sentido essa matéria!O contato com os livros é indispensável na formação do ser humano.
    Verônica

    ResponderExcluir
  3. ótimo post!!! na verdade a leitura deve ser incentivada até para os mais velhos!!!claro incentivando a leitura para as crianças teremos adultos mais cultos, mais dinâmicos, etc...
    post muito inteligente mesmo...parabens!!!

    ResponderExcluir