18 de out. de 2010

Tamanho não é documento

Espaço já não é mais problema pra quem quer criar uma vaca, graças a existência das mini vacas você pode aproveitar até  mesmo o quintal de casa.  

Foto: Eunice Garcia
 A  foto acima é da Mumu, uma mini vaca, que vive na chácara do tio Ernesto na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre. Meu tio é apaixonado por animais,mesmo morando na capital nunca abriu mão de ter uma chácara onde planta e cria diversos animais. Para ele a Mumu é considerada um animal de estimação, muito dócil e fácil de lidar.

Foto: Eunice Garcia
Mumu também é o xodó da criançada, todos querem tocar pra conferir se a vaca é de verdade mesmo! O Arthur não perdeu a oportunidade, logo foi se aproximando.

É uma vaca de verdade, tanto quanto uma de tamanho normal, ela produz 8 litros de leite em média. Se alimenta de ração ou pastagens, consome o equivalente a 30% de uma vaca normal e não requer cuidados especiais. Além do mais, pode ser criada em espaços pequenos, sendo um animal ideal para quem tem sítio ou chácara.


Ela é da raça jersey, tem aproximadamente 60 centímentros de altura, pesa em torno de 200 quilos. Está prenha e o bezerro deverá nascer em janeiro de 2011.Os animais desta raça produzem uma cria por ano, a gestação é de nove meses. A produção de leite varia de 8 a 10 litros por dia. Cada mini vaca pode viver até 27 anos de idade. Existem produtores que comercializam este tipo de  animal pela internet. A procura pelas "miniaturas" é grande, inclusive são muito requisitados nas exposições de todo o Brasil.

Estes animais também são criados em hotéis e pousadas somente para co
mpor o cenário rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário