22 de set. de 2010

A culpa é do churrasco?

Uma pesquisa divulgada pela Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul revela que metade dos gaúchos está acima do peso. Foram entrevistados 1,5 mil pessoas em 25 municípios, sendo que  34% dos entrevistados estão com sobrepeso e 16% estão obesos. Atualmente, o excesso de peso e a obesidade situam-se entre os grandes fatores de risco de infarto, uma vez que também predispõe à hipertensão, à alteração do colesterol e ao diabetes.

Foto: Reprodução

O churrasco é apontado como principal  culpado. Será?

 

A união da gordura ruim e o sal do churrasco seriam  os responsáveis pelo índice de obesidade no estado.
Fatores genéticos, ambientais e psicológicos, entre outros, podem causar a obesidade.
Muitas pessoas comem como resposta a emoções negativas como tristeza, tédio ou raiva.
Em termos científicos, a obesidade acontece quando uma pessoa consome mais calorias do que queima. As causas para o desequilíbrio entre calorias ingeridas e queimadas podem variar de pessoa para pessoa.
Segundo informações, o Brasil pode superar o Estados Unidos em doenças cardiovasculares.  E o Rio Grande do Sul poderá ser o líder deste trágico ranking no país.
Discordo que o churrasco tenha a culpa,  com o preço da carne grande parte dos gaúchos não comem churrasco com frequência. O salário não permite.
Existem outros fatores que devem ser considerados como: tabagismo, sedentarismo, stress, insônia e depressão.

Um comentário:

  1. Muito bem garota, tem gaúchos que mal conseguem comprar guisado de 2 a 3 vezes por mês.Com o preço da carne o churrasco se tornou privilégio de poucos.

    ResponderExcluir