15 de set. de 2010

Pilcha Feminina

Da mesma forma que, existe para o peão há para as prendas, a pilcha para lida campeira e para prática de esportes, sendo semelhante à masculina, inclusive com bombacha (bombacha feminina).Na verdade, porém, não há bombachas de mulher já que, tradicional e historicamente, mulheres nunca usaram roupas (calças) de homens nos campos do Rio Grande do Sul ,Uruguai, Paraguai e Argentina. Seria tão ridículo quanto um gaúcho,  em especial aquele que pretende preservar e divulgar as tradições, querer ou usar um belo vestido de prenda com um longo bigode.
Traje: Vestido, saia e casaquinho, de uma ou duas peças, com a barra da saia no peito do pé. Pode ser godê, meio godê, em panos, em babados, ou evases.
Saia de armação: Discreta e leve, na cor branca, diferente da indumentária típica baiana.
Bombachinhas: Ceroula na cor branca, de comprimento até os joelhos. Pode ser rendada ou não.
Meias: As meias devem ser longas, brancas ou beges, pra moças e senhoras, admitindo  as coloridas discretas para as prendas mirins. As mais maduras podem usar meias de tons mais escuros.
Sapatos: Pretos, branco ou bege podem ter salto 5 ou meio salto com tira  sobre o peito do pé, que abotoe do lado de fora, para moças e senhoras. As  prendas mirins usam spatos com tira sobre o pé, tipo sapatilha.
 Cabelo: O cabelo é preso pela medade, para as guriazinhas (mirim), e para senhoras e moças é feito um coque, mas sempre com uma "presilha".
Acessórios
Permitidos - Fichu de seda com franjas ou de crochê, preso com broche ou camafeu, chale (especialmente para as senhoras), brincos discretos, anéis (um ou dois), camafeu ou broche, capa de lã ou seda, leque, faixa de prenda ou crachá, chapéu (em ambientes abertos).
Não permitidos - Brincos de plástico ou similar colorido, relógios e pulseiras, luvas ou meia-luvas e colares. Sombras, batons ou unhas coloridas em excesso, sapatilhas amarradas nas pernas, saias de armação com estruturas rígidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário