14 de set. de 2010

A gripe suína e o uso de álcool gel



Foto: Reprodução

Desde a pandemia de gripe suína (H1N1) no ano passado, o álcool gel se tornou hábito. E até agora em diversos locais ainda encontramos o produto a nossa disposição.
Recentemente foi divulgado, nos Estados Unidos, um estudo revelando que o álcool gel não é tão eficiente no combate da gripe,o quanto se pensava.
Acredito que, mesmo sendo comprovada a ineficácia  do produto diante do vírus H1N1, muitas pessoas vão conservar o hábito. Afinal  vírus e bactérias estão espalhados por toda parte. Todo cuidado é pouco.

Os cientistas concluíram que 12 de cada 100 participantes do grupo que lavou regularmente as mãos com álcool gel foram contaminados com o vírus da gripe H1N1, enquanto que no grupo que não usou nenhum desinfetante, 15 de cada 100 contraíram a doença.
"Os resultados deste estudo sugerem que a transmissão pelas mãos é talvez menos importante para a propagação do rinovírus do que se acreditava", afirmam os autores
Apresentado em Boston durante a Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy (em português, "conferência intercientífica sobre agentes antimicrobianos e quimioterapia"), o trabalho foi orientado por Ronald Turner, da Universidade de Virginia.
Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário