27 de set. de 2010

Democracia Representativa


Foto:Reprodução


No dia 03 de outubro acontecem às eleições em âmbito nacional, aonde o povo irá às urnas para eleger os seus representantes através do voto. Isto é o que se chama de democracia representativa, ou seja, é um regime de governo em que o poder de tomar decisões políticas está com o cidadão, por meio do voto, assim decidimos os  representantes a serem  eleitos. A escolha dos mesmos é uma grande responsabilidade.
Alguns eleitores ainda desconhecem o papel a ser desempenhado pelo presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. É importante entender a estrutura política nacional, o que nos possibilita  um melhor desempenho no exercício da cidadania.
O poder executivo é uma instituição exercida pelo Presidente da República e o Governador, cabendo a ambos dirigir e coordenar as práticas das atividades administrativas do Estado baseados no programa de governo , e fazer com que as leis e decisões judiciais sejam cumpridas.
O Congresso Nacional é uma instituição política que exerce o poder legislativo.É  composto pela Câmara dos Deputados a qual é  formada pelos 513 deputados federais e pelo Senado Federal formado pelos 81 senadores, sendo a sede em Brasília. Os deputados e senadores além de criar  e alterar leis tem a obrigação de fiscalizar os atos do chefe do Executivo.Os deputados são os representantes do povo, já os senadores representam os estados e não o povo diretamente. São três senadores por cada estado e  a cada  quatro anos são eleitos um ou dois por estado, com mandato de oito anos, não havendo limite para reeleição.
Nos estados temos as Assembléias Legislativas que são formadas pelos deputados estaduais.
Vote consciente, o rumo do País depende da nossa escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário