4 de fev. de 2011

Dia Mundial do Câncer

No dia 4 de fevereiro de 2006, foi instituído o Dia Mundial do Câncer, pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), uma organização internacional não-governamental, situada em Genebra (Suíça), com mais de 300 membros dedicados à prevenção e controle global do câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que se não houver nenhuma intervenção, haverá cerca de 12 milhões de mortes por câncer até 2030 no mundo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a doença é a segunda principal causa de mortes em todo o mundo, perde apenas para doenças cardiovasculares.
Tumores no pulmão, nas mamas, no fígado e na região colorretal provocam a maioria dos óbitos registrados por câncer. A incidência da doença, de acordo com o órgão, pode ser reduzida por meio de estratégias de prevenção, de detecção precoce e de tratamento.

Os fatores de risco listados pela OMS e relacionados ao câncer incluem o uso de tabaco; infecções crônicas por vírus como o da hepatite B e o HPV; sobrepeso e obesidade; radiação; hábitos alimentares ruins; sedentarismo; abuso no consumo de álcool; e exposição a substâncias químicas.

Alguns cuidados são fundamentais na prevenção da doença:

Proporcionar um ambiente livre de tabaco;
Manter uma dieta equilibrada;
Praticar atividades físicas;
Fazer exames periódicos;
Evitar exposição excessiva ao sol.

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário