1 de nov. de 2010

Encontro de Pinheirenses

Acontece dia 14 de novembro, em Pelotas, o V Encontro de Pinheirenses. Ao saber do evento entrei em contato com meu amigo Anselmo, um dos organizadores do encontro, pedindo a ele maiores detalhes das edições anteriores. Abaixo o texto na íntegra contando parte da história deste evento:

Foto: Divulgação
Essa ideia surgiu de um pensamento em comum entre eu e o vereador José Artur D’avila Dias. Esta se resumia à realização de um encontro na cidade de Pelotas. É grande o número de pessoas nascidas em Pinheiro Machado que residem aqui. Então em 2004 fizemos com sucesso o primeiro encontro, e tem sido crescente o número de participantes. No segundo encontro, convidamos o secretário de educação de Pinheiro Machado, na época, Paulo Rezende (Bela) e ele compareceu trazendo inclusive a bandeira de Pinheiro.

O primeiro encontro foi no CTG Domingos José de Almeida e aconteceu um fato curioso. Um pinheirense que reside em Rio Grande, chamado Gargione Ávila ouviu através de uma emissora de rádio sobre o evento e pediu permissão para participa e nós concordamos. Ele tinha inúmeras poesias que vinha escrevendo ao longo de sua existência, mas que jamais havia divulgado e muito menos declamado em público. Foi então que ele teve a ideia de aproveitar a oportunidade para declamar pela primeira vez a seus conterrâneos pinheirenses. A poesia intitulada “Pedido” foi muito aplaudida e conquistou o público presente. Daí foi um passo para Gargione lançar seu primeiro CD de poesias da linha campeira tendo como título “PRA HORA DO MATE”. Um belíssimo trabalho, que eu tenho o prazer de ter participado mesmo que de forma indireta.
Fizemos distribuição de brinde, apresentação de danças, exposição de fotos, resumo da história do município, distribuição de erva mate, enfim, estamos sempre inovando. E o objetivo, é uma confraternização, matar um pouco a saudade e rever parentes e amigos. Em cada encontro é escolhido pela comissão organizadora um cidadão pinheirense que resida em Pelotas para receber o troféu “DESTAQUE CACIMBINHENSE” que consiste em uma cacimba esculpida em madeira maciça, criada pelo artesão Camilo Pereira.

Anselmo Almeida Silveira.
  
PS.(na foto) Paulo Rezende, José Artur e o Dr. Vilson Oliveira recebendo o troféu Destaque Cacimbinhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário