23 de nov. de 2010

Município recebe visita de neto do escrivão do século 19

O Governo Municipal de Pinheiro Machado recebeu, este ano, a doação de materiais pertencentes ao senhor Felipe Nery Alves de Oliveira, antigo escriturário na segunda zona do Município em meados do século XIX e início do século XX. Durante a 11ª Semana da Cultura e 14ª Feira do Livro, Wilson Alves de Oliveira, um dos membros da família do senhor Felipe, visitou o evento e esteve na Biblioteca Pública Nico Duarte, onde estavam expostos os materiais doados.

Ele foi acompanhado, durante a visita, pelo Prefeito Luiz Fernando de Ávila Leivas, o Vice-prefeito José Antonio Duarte Rosa e a Secretária de Educação, Cultura e Desporto Bernadete de Moura Paz.  Wilson se emocionou em voltar ao Município e ver os materiais de seu avô expostos. Lembrou com carinho do seu alfabetizador que nas horas vagas na fazenda o ensinou a ler e escrever e relembrou que o dia a dia por lá era tumultuado, com pessoas chegando para fazer todos os tipos de registros, até mesmo de óbito. “Lembro de olhar para o cerro e ver despontando na estrada as famílias dos noivos para o casamento”, recorda, destacando que aqueles que não tinham condições de pagar pelo serviço iam se casar na fazenda. 

Wilson viveu em Pinheiro Machado por apenas 11 anos, pois deixou a 2º Zona do Município para estudar em Pelotas e emocionado diz que voltará mais vez para rever a cidade. “Tudo o que estiver ao meu alcance para que a história de Pinheiro seja preservada irei fazer, pois percebo o belo trabalho que todos estão fazendo”, conclui.

Para o prefeito Luiz Fernando Leivas a visita de Wilson causou muita emoção. “Ele demonstra um grande apego a sua terra natal. E nós pinheirenses somos assim, gostamos de dizer onde quer que estejamos que somos de Pinheiro Machado. Isso nos enche de orgulho! E é esse sentimento de amor à nossa terra que reafirma a nossa identidade”, declara.
Dentre os documentos doados há atestados de óbito, doações e transferências de terras, partilhas de bens, além de livros e um documento que destaca a herança de um negro chamado Inácio, que possivelmente teria ocorrido antes de 1888.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário