18 de nov. de 2010

Saúde: Dicas de alimentação no Verão

Alimentos indicados: Frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Deixe seu prato mais colorido com alimentos naturais. Faça refeições mais leves.
 
Alimentos que devem ser evitados: Alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas, pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.
 
Frequência alimentar: Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).
 
Lanches: Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, chester e frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma melhor digestão evitando o desconforto intestinal, além de ser menos calórica.
 
Líquidos: Ingestão de líquidos deve ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).
 
De preferência a sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.
Cuidado com alguns tipos de alimentos: Alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
 
Higiene: Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.
 
Frutos do mar e pescado: Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos.
 
Temperatura dos alimentos: Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

 
Viagens: E para quem aproveita o verão para viajar vale a dica: não experimentar nada de diferente durante a viagem e procure sempre se alimentar com alimentos que fazem parte do seu dia-a-dia para evitar transtornos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário